29 abril 2011
História da Internet
 
A Internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria. Na década de 1960, quando dois blocos ideológicos e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e por Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação. Nessa perspectiva, o governo dos Estados Unidos temia um ataque russo às bases militares. Um ataque poderia trazer a público informações sigilosas, tornando os EUA vulneráveis. Então foi idealizado um modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse a descentralização das mesmas. Assim, se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas. Era preciso, portanto, criar uma rede, a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency. Em 1962, J.C.R LickLider do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) já falava em termos da existência de uma Rede Galáxica.
A ARPANET funcionava através de um sistema conhecido como chaveamento de pacotes, que é um sistema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos pacotes, que por sua vez contém trecho dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem da mensagem original. O ataque inimigo nunca aconteceu, mas o que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos não sabia era que dava início ao maior fenômeno midiático do século 20', único meio de comunicação que em apenas 4 anos conseguiria atingir cerca de 50 milhões de pessoas.
Em 29 de Outubro de 1969 ocorreu a transmissão do que pode ser considerado o primeiro E-mail da história.[1] O texto desse primeiro e-mail seria "LOGIN", conforme desejava o Professor Leonard Kleinrock da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), mas o computador no Stanford Research Institute, que recebia a mensagem, parou de funcionar após receber a letra "O".
Já na década de 1970, a tensão entre URSS e EUA diminui. As duas potências entram definitivamente naquilo em que a história se encarregou de chamar de Coexistência Pacífica. Não havendo mais a iminência de um ataque imediato, o governo dos EUA permitiu que pesquisadores que desenvolvessem, nas suas respectivas universidades, estudos na área de defesa pudessem também entrar na ARPANET. Com isso, a ARPANET começou a ter dificuldades em administrar todo este sistema, devido ao grande e crescente número de localidades universitárias contidas nela.
Dividiu-se então este sistema em dois grupos, a MILNET, que possuía as localidades militares e a nova ARPANET, que possuía as localidades não militares. O desenvolvimento da rede, nesse ambiente mais livre, pôde então acontecer. Não só os pesquisadores como também os alunos e os amigos dos alunos, tiveram acesso aos estudos já empreendidos e somaram esforços para aperfeiçoá-los. Houve uma época nos Estados Unidos em que sequer se cogitava a possibilidade de comprar computadores prontos, já que a diversão estava em montá-los.
A mesma lógica se deu com a Internet. Jovens da contracultura, ideologicamente engajados ou não em uma utopia de difusão da informação, contribuíram decisivamente para a formação da Internet como hoje é conhecida. A tal ponto que o sociólogo espanhol e estudioso da rede, Manuel Castells, afirmou no livro A Galáxia da Internet (2003) que A Internet é, acima de tudo, uma criação cultural.
Um sistema técnico denominado Protocolo de Internet (Internet Protocol) permitia que o tráfego de informações fosse encaminhado de uma rede para outra. Todas as redes conectadas pelo endereço IP na Internet comunicam-se para que todas possam trocar mensagens. Através da National Science Foundation, o governo norte-americano investiu na criação de backbones (que significa espinha dorsal, em português), que são poderosos computadores conectados por linhas que tem a capacidade de dar vazão a grandes fluxos de dados, como canais de fibra óptica, elos de satélite e elos de transmissão por rádio. Além desses backbones, existem os criados por empresas particulares. A elas são conectadas redes menores, de forma mais ou menos anárquica. É basicamente isto que consiste a Internet, que não tem um dono específico.
Cientista Tim Berners-Lee, do CERN, criou a World Wide Web em 1992.
A empresa norte-americana Netscape criou o protocolo HTTPS, possibilitando o envio de dados criptografados para transações comercias pela internet.
Por fim, vale destacar que já em 1992, o então senador Al Gore, já falava na Superhighway of Information. Essa "super-estrada da informação" tinha como unidade básica de funcionamento a troca, compartilhamento e fluxo contínuo de informações pelos quatro cantos do mundo através de um rede mundial, a Internet. O que se pode notar é que o interesse mundial aliado ao interesse comercial, que evidentemente observava o potencial financeiro e rentável daquela "novidade", proporcionou o boom (explosão) e a popularização da Internet na década de 1990. Até 2003, cerca de mais de 600 milhões de pessoas estavam conectadas à rede. Segundo a Internet World Estatistics, em junho de 2007 este número se aproxima de 1 bilhão e 234 milhões de usuários.
 


Fontes: Pesquisas variadas, Livros, Enciclopédias de diversos temas.
22 abril 2011
Eis com 2.1! Como passou rápido.. eu nem acreditei quando deu meia noite e eis aqui eu, com 21 aninhos. Nasci naquele dia nublado de 19 de Abril de 1990, uma menininha risonha que hoje está crescendo como mulher. ^^
Em breve eu irei fazer a minha comemoração no rodízio e numa  boate, devido a aquilo que aconteceu no dia do meu niver, por isso foi adiado. Mas um bolinho eu fiz no dia do meu niver e depois eu coloco aqui.Essa foto já é dos meus 2.1!!!!!!
  Boa Páscoaa! \o/ \o/




Um beijo a Todooos,


Srtª May'h.
20 abril 2011

Booom, meu aniversário foi ontem! Fiz 21 aninhos e estou muito feliz por isso. Eu iria fazer um rodízio ontem com os amigos e a família e na sexta, comemorar uma night!
Mããããs. Segunda dia 18 à noite(22h30) fui informada que minha avó paterna que estava internada fazia uma semana, havia falecido. Sendo que o hospital avisou esse horário né? Ela faleceu na realidade às 05h30 da manhã e só avisaram à noitinha. E o enterro foi quando? É.. no dia do meu aniversário. Ela estava muito debilitada e com diabetes, foi tenso. Nunca havia pisado num cemitério. Foi uma experiência muito ruim.
Quanto ao meu aniversário, de noite meu pai insistiu em comprar uma tortinha com guaraná pra não passar em branco. Depois eu coloco as fotos. *--*
Mas meu niver eu terei de adiar a comemoração, num ponto é bom, pois algumas pessoas não poderiam comparecer pois nessa data muita gente não teria dim dim ainda.
Então no fim do mês eu comemoro a idade que sempre sonhei fazer, ahhh meus 21 anos! \o/
Bom, estou conformada quando à minha avó, pois no dia em que a vi naquele estado muuuito dodói, eu já esperava. Sói não esperava que ela fosse morrer um dia antes dos meus 21 anos né? "/.

recebi muitooos scraps, muitas msgs no mural do face e fiquei mto feliiiz pelo carinho daqueles que se solidarizaram a mim.

Com 21 eu posso:

- Ser independente(rsrs);
- Comprar um carro;
- Parar de mentir pra IbiC&A, que não tenho mais idade pra fazer, agora eu posso, rsrs;
- Pagar mais caro pelo plano de saúde(¬¬');
- Ser presa(¬¬' credo isso ninguém quer);
- Maioridade total( agora mamis num responde mais por mim, que droga, rsrsrsrs);
- Ser uma quase mulher;
- Ir pra night e voltar depois da meia noite;
- Beber (mas eu nem bebo o.O);
- Dirigir eu já podia, eu é que ainda não sei fazer isso, rsrs;
- Ir no Rock In Rio(ahhhhhhhhhhhhh muleque, eu voooou esse ano de 2011 \o/ \o/;

É.. me conta mais coisas que eu posso fazer com meus 21 anos? hauahauhaua


Depois das comemorações do meu niver, postarei as fotos aqui, ok?
Beijooooos!




'É Big, é Big...'


'Ratimbum, Mayara, Mayara, Mayara, êeeeeee....'
13 abril 2011


Feliz Dia Do Beijo à Todos! 

Hoje é dia de beijar, o amigo, a família, o seu amor..bom, hoje é dia do Beijo e nada mais justo do que falar desse dia lindo.. Apesar de eu ter beijado hoje só o meu irmão na careca dele, esse dia costuma ser de muito romance.. aproveitem e, pra quem não tem ninguém, nem um cobertor(feito eu ¬¬'), dá uns pegas no mais próximo que vc puder...rsrs Ou espera o fim de semana e cata geral.. pena que nem micareta tem...kkkkkkkkkkkkkkkkk
Bom, é isso.. eu juro que vou deixar de me ausentar do meu blog, é que estão difíceis as coisas pra mim.. mas meu bem precioso eu num largo nãaao! \o/

Beijoooooossssssssssssss e mais Beijoooooooooooooooooos a Todos,

Srtª May'h.

Quem sou eu

Minha foto
Cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro, Brazil
Exαtαmente umα pessoα que nem sempre se entende. Umα pessoα normαl como αs outrαs, com seus sonhos e truques, seus devαneios e loucurαs que quem pensα comete diα-α-diα... Sou umα Meninα em buscα de se tornαr umα Mulher.. Srtª Mαy'h.. Pensαmentos de Mαyαh, entre, bisbilhote e fique à vontαde... Puxα umα cαdeirα e começα α pαrticipαr do meu mundo! Universo Pink!

#Facebook





#Instagram


#Twitter

#Meu Trabalho






Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

About me

.::Pensamentos De Mayah::.

Apenas alguém que exprime seus pensamentos em algumas letras dessa vida.

Popular Posts

Formulário de contato

Flickr Images